Bedlington Terrier

10/11/15

O Bedlington Terrier é um cão originário do Reino Unido. O estalão da raça refere que é a raça entre os terriers que tem um pedigree registado mais antigo. Os primeiros relatos surgem em 1825, mas algumas linhagens remontam a 1782. 
O Bedlington Terrier era originalmente um cão de caça. Era sobretudo usado para apanhar coelhos, mas também texugos. Até a popularidade do Whippet o substituir, era também usado como cão de corrida.

Temperamento

O Bedlington Terrier tem a personalidade típica de um terrier. É um cão com um espírito vivaz, cheio de confiança. É um companheiro inteligente, com instintos de caça bastante marcados. 
Tem um bom temperamento com um lado afectuoso e muito destemido.
Brincalhão, adora exercício, é preciso algum cuidado com crianças, mas no geral é um cão que com o devido treino dá-se bem com os mais pequenos. Já com animais de pequeno porte não é aconselhável. 
No geral, a aparência de cordeiro não demonstra a vivacidade da raça e pode levar a algumas desilusões por parte dos donos que imaginam um perfeito cão de colo. Mas, no geral, o Bedlington Terrier é um excelente cão de companhia, teimoso e enérgico, mas também dócil quando quer.

Físico

Não tem uma constituição típica de um Terrier. O formato do corpo é mais semelhante ao Whippet ou Greyhound o que lhe permite correr a grandes velocidades. Mede à volta de 41 cm e pesa entre 8 e 10 kgs.
O Bedlington Terrier tem uma cabeça estreita, arredondada.

Os cães azuis ou azuis e bronze devem ter nariz preto, os cor de fígado ou amarelados devem ter nariz castanho. Os olhos são relativamente pequenos, brilhantes e idealmente devem parecer triangulares. Os cães de cor azul têm olhos escuros, os azuis e bronze têm olhos mais claros com apontamentos âmbar e os cães cor de fígado ou amarelados têm olhos claros cor de avelã. As orelhas são cobertas por um pêlo fino com uma franja na ponta de pêlo sedoso e esbranquiçado.
O corpo é musculado e marcadamente flexível com uma curvatura natural nas costas. A cauda é mais grossa na base e vai afunilando até à ponta, onde faz uma curva graciosa.
A pelagem do Bedlington Terrier é bastante diferente do normal. É espessa e lanosa com bastante volume, mas sem ser eriçada. O pêlo tem tendência a torcer-se particularmente na cabeça e no focinho.
As cores permitidas são o azul, o fígado ou cor de areia com ou sem bronze. Pigmento mais escuro é encorajado.

Saúde e Higiene

O Bedlington Terrier tem uma esperança média de vida de 13 anos e meio, segundo um inquérito realizado no Reino Unido. É uma esperança média superior à maioria dos outros cães de raça com o mesmo porte, por isso é uma raça bastante saudável. 
Alguns problemas para os quais os donos devem estar alertados são doenças do foro urológico e hepáticas. A acumulação de cobre nos tecidos é uma das doenças que atinge particularmente esta raça com alguma frequência.
A manutenção do pêlo do Bedlington Terrier exige alguns cuidados. Os cães de cores mais claras têm tendência a formar manchas de “lágrima” junto aos olhos. Para além disso o corte tradicional da raça deve ser feito por um groomer experiente, pois é específico da raça. Manter o corte exige um investimento maior do que em raças que não necessitam trimming regular.